Neste primeiro mês é de suma importância que você compreenda o que é e qual a importância da História enquanto ciência e disciplina.
Um conceito de História: “Uma ciência humana, em construção, que estuda o passado, com um olhar no presente e sempre pensando no futuro”.
É essencial para toda a vida estudantil saber e compreender a divisão da História: Pré-História, Idade Antiga, Média , Moderna e Contemporânea.
Saber como age um historiador, quais as ciências que o auxiliam, o que são e quais os tipos de fontes históricas, as várias formas de contagem do tempo, etc.
E sobre o capítulo 2, ‘A Pré-História”: saber caracterizar o Paleolítico e o Neolítico, as teorias sobre a origem do homem, quem foi Charles DARWIN.
Parque Nacional da Serra da Capivara, pesquise sobre esse tema; quem é Niède Guidon; o que é a teoria do Estreito de Bering; por que a teoria de Guidon vai de encontro à Teoria do Estreito de Bering.
Primeiro exercício
1. Dê o seu conceito pessoal para a disciplina História.
2. A História trabalha com verdades absolutas? Explique.
3. Na sua visão, qual a importância do estudo da história?
4. Que grande interesse fez surgir a História? Como nasce a identidade social?
5. O que você entende por identidade social ou sentido de coletividade?
6. De acordo com os historiadores do século XIX, o que um povo deveria ter para ter história? Você concorda com isso?
7. O que um historiador deve fazer com os fatos?
8. De exemplos de como o homem percebe o tempo.
9. Ao longo dos séculos tivemos ou temos muitos tipos de calendários. Cite alguns calendários.
10. O ano 1 do nosso calendário, o calendário ocidental, tem como marco o nascimento de Cristo. Como representamos os acontecimentos antes e depois desse acontecimento?
11. Diga a que século pertencem os seguintes anos:
a) 1492 (ano do ‘descobrimento’ da América)
b) 1500 (ano do ‘descobrimento’ do Brasil)
c) 2000 ( Aniversário dos 500 anos do Brasil)
d) 1822 (Independência do Brasil)
e) 70 (expulsão dos Judeus da Palestina)
12. Por que a História era e ainda é EUROPOCÊNTRICA?
13. Quais os cinco períodos da História?
ATIVIDADE EXTRA
Entrevistar uma pessoa mais velha (tem que ter no mínimo 50 anos). Pode ser qualquer pessoa, de preferência uma pessoa SIMPLES.
O que deve conter na entrevista:
– alguns dados pessoais da pessoa como ano do nascimento, local, local onde viveu, onde vive atualmente, etc.
– O principal da entrevista será o seguinte: pergunte a ela qual fato histórico importante (na história do Mundo ou do Brasil ou do Piauí ou de Cristino Castro) marcou muito a vida dela e o porquê. Observação: deixe que ela conte, tem que ser um fato que ela mesmo percebeu.
Valor da atividade: 1,0 ponto
Entrega: só em março, marcaremos o dia
já pode copiar essa primeira atividade ?
Parabéns calebe boa ideia criar esse blog com os assuntos.
vc é um bom professor..bjoss..
Gostei..agora vai ser melhor estuda historia….
mn nm